segunda-feira, 25 de julho de 2011

VOLTA REDONDA APOIA A AMAMENTAÇÃO

O Aleitamento Materno é o método ideal de alimentação dos bebês humanos, proporcionando um alimento natural, especialmente preparado (específico de espécie), com as características nutricionais que permitem crescimento e desenvolvimento saudáveis. O leite humano é um alimento com propriedades anti infecciosas e imunológicas que conferem proteção para muitas doenças. O aleitamento materno aumenta a saúde física e emocional da mulher e da criança e apresenta vantagens económicas, ambientais e sociais.
Para as mulheres, amamentar apesar de natural é uma arte que deve ser aprendida. Algumas mães amamentam com facilidade, mas outras encontram dificuldades e  contrariedades que impedem o sucesso da amamentação, precisando de apoio, aconselhamento e ajuda prática. As mulheres não têm pessoas experientes à sua volta, não veem outras muitas vezes a dar de mamar, não têm modelos e podem, até, ser muito desencorajadas.
Hoje, por diversos motivos, é difícil encontrar alguém para apoiar e ajudar as mulheres e por isso, os profissionais de saúde têm que desempenhar esse papel de amigos, conselheiros, confidentes. Os conhecimentos, as atitudes e práticas dos profissionais assim como as suas capacidades para lidar com os problemas podem influenciar muito no sucesso ou insucesso da amamentação, e para isso é necessária formação apropriada.
Os profissionais de saúde devem ser preparados através de treinamentos específicos (Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Iniciativa Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação, Banco de Leite Humano, Método Canguru, Aconselhamento em Amamentação e Rede Amamenta Brasil) para adquirir conhecimentos teóricos, práticos e capacidades de aconselhamento às mães; deve adquirir conhecimentos sobre as vantagens do aleitamento materno, a fisiologia, técnica de amamentação assim como as situações mais comuns com que se pode confrontar na sua prática profissional diária.
Através deste blog, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda garante um novo espaço de troca de informação sobre o manejo da amamentação, tanto para a população quanto para os profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário