quinta-feira, 21 de julho de 2011

COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO

A produção de leite começa quando os hormônios esteroides placentários (a progesterona e os estrogénios) diminuem e a secreção de prolactina aumenta. O colostro é o primeiro leite que é produzido pela mulher após o parto. É espesso e de cor amarela ou transparente e, embora produzido em pequena quantidade, tem os nutrientes necessários para alimentar o bebé desde o nascimento.

O colostro tem uma quantidade grande de fatores de defesa de infecções como imunoglobulinas, lactoferrina, células brancas (leucócitos), citoquinas e outros e facilita a digestão e a eliminação intestinal.

O leite de transição é o leite produzido após os primeiros dias até à segunda semana e tem uma composição intermédia entre o colostro e o leite maduro.

O leite maduro é o leite que é produzido pela mulher alguns dias após o parto e quando se inicia a sua produção, em maior quantidade, a chamada “descida do leite”, as mamas ficam mais cheias, endurecidas e pesadas.

O leite humano tem uma grande complexidade, apresenta variações de composição de acordo com as necessidades do bebê, e adapta-se ao seu crescimento, ao seu apetite e à sua sede.

As variações de composição verificam-se mesmo ao longo do dia e até durante a mesma mamada. O leite inicial (anterior) é o produzido no início da mamada e o leite final (posterior) o produzido mais tarde, para o fim da mamada.

A gordura do leite é muito importante por várias razões, entre as quais porque proporciona metade das calorias no leite materno. A sua quantidade varia muito: individualmente, durante o dia, durante a mamada, de mama, tempo decorrido desde a última mamada, do “esvaziamento”. A sua quantidade duplica no leite final. Assim, um pequeno volume de leite final proporciona grande quantidade da energia necessária ao bebê. Isto é importante para saciar o apetite e ajuda a explicar a recomendação de deixar mamar apenas num dos seios, pelo tempo que quiser, e só mudar para o outro se desejar.

Fonte: amamentar@ensp.unl.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário