quinta-feira, 21 de julho de 2011

Manejo da amamentação

O sucesso do aleitamento materno depende da capacidade do bebê extrair leite da mama da mãe o que, por sua vez, depende de uma boa pega ao seio. Ao contrário do bico da mamadeira, o mamilo não contém leite. Para retirar leite o bebê tem que comprimir, com a boca, a mama atrás do mamilo, abarcando parte da aréola. Este movimento de extração de leite só é possível se a boca agarrar bem o peito ("uma boa pega"). Se o bebê não for estimulado a abrir bem a boca e agarrar uma boa porção da mama e apenas mama no mamilo, como se fosse um bico artificial, não irá tirar o leite e não estimulará a produção de mais leite.
Com uma boa pega a mãe não deve sentir dores na mama ou no mamilo e o bebê com os movimentos da língua consegue remover o leite.
Quando o bebê é levado à mama, deve ser colocado com o nariz ao nível do mamilo  de forma a tocá-lo com os lábios, o que estimulará o bebê a abrir a boca e abocanhar bem. O mamilo e boa parte da aréola desaparecerão na boca do bebê.
Como é uma boa pega:
  1. A boca do bebê está bem aberta e os lábios estão voltados para fora. O lábio inferior fica bem virado para fora e o queixo toca a mama da mãe.
  2. O mamilo fica bem introduzido na boca do bebê com a ponta tocando o palato
  3. O bebê suga com dois movimentos simultâneos da mandíbula para cima e para baixo e uma onda da língua da ponta para trás (como um movimento peristáltico). Isto provocará a saída do leite para a parte posterior da boca do bebê.
  4. O bebê suga com movimentos curtos e rápidos de início, passando a movimentos mais amplos e contínuos com o fluxo do leite, e com pausas cada vez mais prolongadas ao longo da mamada.
  5. As bochechas do bebê ficam arredondadas e não encovadas e pode ouvir-se o leite ser deglutido.
 Se o bebê não consegue fazer uma boa pega, seja qual for a causa, não vai conseguir fazer uma boa remoção de leite da mama da mãe. 
Sinais de má pega: 
  1. O bebê suga ou mastiga no mamilo, com os lábios as gengivas ou a língua
  2. A boca não está bem aberta e os lábios não estão bem virados para fora.
  3. Os lábios e as gengivas pressionam o mamilo em vez da aréola
  4. A língua pode estar mal colocada, impedindo a protrusão do mamilo na boca do bebê
  5. As bochechas estão encovadas
Consequências do bebê não conseguir fazer uma boa pega:
  • Mamilos dolorosos, fissuras, gretas nos mamilos,
  • Ingurgitamento das mamas (duras, pesadas, dolorosas) porque o bebê não consegue extrair o leite,
  • Bebê frustrado, insatisfeito, chorão e que não aumenta de peso porque não come,
  • Menor produção de leite, por não haver estímulo. 
O posicionamento do corpo do bebê, barriga voltada contra a barriga da mãe, é importante para se conseguir uma boa pega e sucesso no aleitamento materno. A maior parte das dificuldades será ultrapassada se nas primeiras mamadas se conseguir um bom posicionamento e uma boa pega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário