Volta Redonda, município da Região Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, está entre os dez finalistas para a 3ª edição do Prêmio Bibi Vogel.
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda receberá, em 13 de outubro de 2011, a visita de duas técnicas do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, para a segunda etapa de avaliação do Prêmio.
Esta visita terá como foco a avaliação das ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno que são desenvolvidas em Unidades de Saúde da Atenção Básica, no Hospital Municipal São João Batista, Hospital titulado Amigo da Criança e no Banco de Leite Humano e Projeto Bombeiro Amigo do Peito.
Na última Pesquisa Nacional sobre a Prevalência do Aleitamento Materno (AM), realizada em 2008, Volta Redonda apresentou 44,7% de prevalência em Aleitamento Materno Exclusivo, ou seja, crianças que amamentam somente no peito até os seis meses de vida e 58,6% de menores de 1 ano em Aleitamento Materno.
Atualmente, o município conta com 11 Unidades Básicas de Saúde Amigas da Amamentação; 1 Banco de Leite Humano – no Hospital Municipal São João Batista, Hospital Amigo da Criança; desenvolve o Método Canguru, na UTI Neonatal Pública, com ações voltadas para as crianças prematuras e o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, que em parceria com o Banco de Leite Humano, é responsável pela coleta do leite humano e apoio às nutrizes no manejo da amamentação.
Na Semana Mundial de Amamentação de 2011 iniciamos a aplicação do Inquérito de Prevalência do Aleitamento Materno em menores de 1 ano, através da plataforma FORMSUS/DATASUS. Este inquérito será aplicado em Unidades de Saúde da Atenção Básica a cada quatro meses (nos meses de janeiro, maio e setembro), propiciando avaliação contínua das ações de promoção ao aleitamento materno. O blog Canal Amamentação VR integra o conjunto de ações destinadas à divulgação da amamentação nas redes sociais.
O Prêmio Bibi Vogel, iniciativa do Ministério da Saúde, destina-se a reconhecer os municípios que desenvolvem ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, bem como a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbimortalidade infantil e para a saúde da criança.
O prêmio foi instituído pela portaria nº 1907/GM de 13 de setembro de 2004 e leva esse nome em homenagem a Sylvia Dulce Kleiner, conhecida como Bibi Vogel, por sua dedicação, militância e destaque frente às ações de amamentação, entre elas a criação do grupo Mães Amigas do Peito, em 1980.
Para a segunda etapa de avaliação desta 3ª edição foram selecionados 2 municípios de cada região do país. Os municípios vencedores receberão as placas em novembro, durante o I Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário