quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SMAM 2012 - "COMPREENDENDO O PASSADO E PLANEJANDO O FUTURO - DO PEITO À COMIDA CASEIRA - SAÚDE A VIDA INTEIRA"


BEM VINDO À SMAM 2012 - É hora de agir depois de 10 anos de Estratégia Global (GS) e de 20 anos de SMAM!
Há 20 anos atrás THE WORLD ALLIANCE FOR BREASTFEEDING ACTION (WABA)  lançou sua campanha: First World Breastfeeding Week, com o tema: Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Tanta coisa aconteceu nestes 20 anos, é hora de comemorar, mas também de olhar para trás, entender o que aconteceu e por quê. Em seguida, planejar o que mais pode ser feito para apoiar todas as mulheres para que sejam capazes de alimentar mais favoravelmente e cuidar de seus lactentes e crianças de primeira infância.
OBJETIVOS DA SMAM 2012
1 – Para relembrar o que aconteceu nos últimos 20 anos na alimentação do lactente e da criança de primeira infância (IYCF).
2 – Para celebrar os sucessos e realizações a nível nacional, regional e global e expor o trabalho nacional a um nível global.
3 – Para avaliar o estado de implementação da Estratégia Global (GS) para a alimentação do lactente e da criança de primeira infância (IYCF).
4 – Para a acão de preencher as lacunas na política e nos programas de aleitamento materno e alimentação do lactente e da criança de primeira infância (IYCF).
5 – Para chamar a atenção pública sobre o estado da política e dos programas de aleitamento materno e alimentação do lactente e da criança de primeira infância (IYCF).
  
O QUE É A ESTRATÉGIA GLOBAL (GS)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolveram e lançaram em conjunto a Estratégia Global para a Alimentação do Lactente e da Criança de Primeira Infância (GS) em 2002, reafirmando as quatro metas Innocenti, estabelecidas em 1995, e estabelecendo também metas adicionais. A Estratégia Global (GS) identificou uma clara necessidade de otimização das práticas de alimentação infantil para a redução da desnutrição, bem como da pobreza. Ela é baseada em uma abordagem dos direitos humanos e age para o desenvolvimento de políticas nacionais sobre alimentação do lactente e da criança de primeira infância. Ela fornece orientações sobre como se proteger, promover e apoiar o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e continuado por dois anos ou mais em conjunto com alimentação complementar adequada, apropriada, natural a partir da idade de seis meses.

COMO E POR QUE DEVEMOS MONITORAR O STATUS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA GLOBAL (GS)
Em 2004-2005 a International Baby Food Action Network (IBFAN), um dos parceiros do núcleo WABA, lançou o World Breastfeeding Trends Initiative (WBTi) para acompanhar, avaliar e monitorar a implementação da Estratégia Global (GS). De acordo com o Estado do Relatório Mundial da infância 2011 da UNICEF, 136.700 bebês nascem em todo o mundo e apenas 32,6% deles são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses. De acordo com a avaliação WBTi de 40 países, a maioria destes países não possui uma política de alimentação do lactente e da criança de primeira infância eficaz com um orçamento adequado para a sua implementação. Para ser capaz de aumentar as taxas de amamentação é importante avaliar as políticas e programas e agir em conformidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário