segunda-feira, 15 de julho de 2013

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013 - 1 a 7 de agosto

Apoio às mães que amamentam: Próximo, contínuo e oportuno!


O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano: Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno! indica a importância dos Grupos de Mães (ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação).
Mesmo quando as mães têm um bom começo na sua experiência de amamentar, muitas vezes, semanas ou meses depois do parto deixam de amamentar baixando as taxas de amamentação. Quando as mães não estão frequentando os centros de saúde é um momento-chave para o aconselhamento comunitário. O apoio para manter a amamentação pode ser realizado de muitas formas.
Tradicionalmente a família dá um grande apoio.
Porém, conforme mudam as sociedades, em particular com a urbanização crescente, é necessário um círculo de apoio mais amplo, que pode ser formado por profissional de saúde capacitado, conselheiros em amamentação, líderes da comunidade ou amigas que também são mães e pelos pais ou companheiros.
Os Grupos de Mães (ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação) apresentam custo /benefício positivo e é uma maneira produtiva de se chegar a muitas mulheres de forma mais frequente. Pode ser feito por qualquer pessoa da comunidade que esteja capacitada no apoio às mães.
Estas pessoas treinadas e disponíveis abrem canais de comunicação para canalizar perguntas e temas de amamentação que as mães tenham interesse. “A chave para uma boa prática de amamentação é ter apoio diário permanente em casa e na comunidade.”


CÍRCULOS DE APOIO ÀS MÃES, MENINOS E MENINAS

Os cinco círculos de apoio ao Aleitamento Materno ilustram o suporte a decisão das mães de amamentarem e de que de fato tenham uma experiência positiva. Na Semana Mundial de Aleitamento Materno 2008, já se havia falado destes círculos de apoio como algo vital para as mães: a família e a rede de apoio social, o sistema de saúde, os locais de trabalho e o emprego, os governos e a legislação, e as respostas às crises ou emergências; todos eles ao redor das mães.

MULHERES NO CÍRCULO INTERNO
As mulheres são o centro porque a presença ou ausência do apoio tem impacto direto sobre elas. As mulheres também têm um papel central para assegurar o apoio e oferecê-lo a outras pessoas. A Iniciativa Mundial de Apoio às Mães, em sua Declaração sobre amamentação de 2007, apresentou: “As mães são participantes ativas no apoio dinâmico, sendo tanto provedoras como receptoras de informação e apoio”.

FAMÍLIAS E APOIO SOCIAL
Companheiros/pais/esposos, família e amigos próximos constituem a rede de apoio mais imediata para as mães. O apoio social inclui a comunidade – em mercados, locais públicos, contextos religiosos, parques nas vizinhanças etc. O apoio durante a gravidez reduz as tensões. O apoio durante o parto e nascimento fortalece as mulheres. O apoio da sociedade aumenta a confiança das mães em si mesmas e em sua capacidade de amamentar não apenas nas primeiras semanas ou meses.

SISTEMAS DE SAÚDE
Estes incluem várias oportunidades para apoiar o aleitamento materno: o cuidado pré-natal amigável, acompanhamento durante o parto e o nascimento, serviços de pós-parto e cuidados pós-natal, todos eles no sentido de apoiar o apego e a ótima alimentação. O pessoal de saúde capacitado nas habilidades de aconselhamento apoia as mães antes e depois do parto.

LOCAIS DE TRABALHO E EMPREGO
As mulheres com emprego enfrentam desafios particulares e necessitam apoio para poder trabalhar e amamentar ao mesmo tempo. As oportunidades de apoio dependem das formas de trabalho, porém usualmente envolvem que se facilitem o contato mãe/bebê, para ordenha e armazenamento do leite materno.

GOVERNOS/LEGISLAÇÃO
As mulheres que planejam amamentar ou que já o fazem podem beneficiar-se dos documentos internacionais que protegem a alimentação infantil ótima, além dos financiados instrumentos, como as comissões nacionais. A legislação que protege contra o mercado agressivo de pseudo-substitutos do leite materno e as licenças-maternidade pagas são outros benefícios.

RESPOSTAS A CRISES OU EMERGÊNCIAS
Este círculo de apoio representa a necessidade de apoio quando a mulher encontra-se em uma situação inesperada ou muito séria que limita seu controle. Estes momentos requerem planejamento e apoio especial: desastres naturais, campos de refugiados, em processo de divórcio, doença crítica da mãe ou do bebê ou quando se vive em uma área de alta incidência de HIV/ AIDS sem apoio à amamentação.





     


Nenhum comentário:

Postar um comentário