quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Volta Redonda está entre os dez finalistas do Prêmio Bibi Vogel

Volta Redonda, município da Região Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, está entre os dez finalistas para a 3ª edição do Prêmio Bibi Vogel.
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda receberá, em 13 de outubro de 2011, a visita de duas técnicas do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, para a segunda etapa de avaliação do Prêmio.
Esta visita terá como foco a avaliação das ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno que são desenvolvidas em Unidades de Saúde da Atenção Básica, no Hospital Municipal São João Batista, Hospital titulado Amigo da Criança e no Banco de Leite Humano e Projeto Bombeiro Amigo do Peito.
Na última Pesquisa Nacional sobre a Prevalência do Aleitamento Materno (AM), realizada em 2008, Volta Redonda apresentou 44,7% de prevalência em Aleitamento Materno Exclusivo, ou seja, crianças que amamentam somente no peito até os seis meses de vida e 58,6% de menores de 1 ano em Aleitamento Materno.
Atualmente, o município conta com 11 Unidades Básicas de Saúde Amigas da Amamentação; 1 Banco de Leite Humano – no Hospital Municipal São João Batista, Hospital Amigo da Criança; desenvolve o Método Canguru, na UTI Neonatal Pública, com ações voltadas para as crianças prematuras e o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, que em parceria com o Banco de Leite Humano, é responsável pela coleta do leite humano e apoio às nutrizes no manejo da amamentação.
Na Semana Mundial de Amamentação de 2011 iniciamos a aplicação do Inquérito de Prevalência do Aleitamento Materno em menores de 1 ano, através da plataforma FORMSUS/DATASUS. Este inquérito será aplicado em Unidades de Saúde da Atenção Básica a cada quatro meses (nos meses de janeiro, maio e setembro), propiciando avaliação contínua das ações de promoção ao aleitamento materno.  O blog Canal Amamentação VR integra o conjunto de ações destinadas à divulgação da amamentação nas redes sociais.
O Prêmio Bibi Vogel, iniciativa do Ministério da Saúde, destina-se a reconhecer os municípios que desenvolvem ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, bem como a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbimortalidade infantil e para a saúde da criança.
O prêmio foi instituído pela portaria nº 1907/GM de 13 de setembro de 2004 e leva esse nome em homenagem a Sylvia Dulce Kleiner, conhecida como Bibi Vogel, por sua dedicação, militância e destaque frente às ações de amamentação, entre elas a criação do grupo Mães Amigas do Peito, em 1980.
Para a segunda etapa de avaliação desta 3ª edição foram selecionados 2 municípios de cada região do país. Os municípios vencedores receberão as placas em novembro, durante o I Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em Brasília.